Blog ICE

MAI10
Uma Porta chamada Formosa - Atos 3:1-26 e 4:1-4

postado por Marcelo Bonora

Formosa era o nome de uma das portas do Templo de Jerusalém, cuja construção teve início quando do retorno dos judeus (israelitas) da Babilônia, cerca de 538 anos A.C. e, restaurado por Herodes pouco antes do nascimento do Senhor Jesus Cristo. Esta porta passou para a história neo testamentária por ter sido palco do primeiro grande milagre de cura nos tempos da Nova Aliança.

Os apóstolos Pedro e João, deixando o lugar habitual onde a igreja se reunia, dirigiram-se ao Templo para a oração das três horas da tarde. Quando estavam prestes a entrarem, depararam-se com um homem, que embora a tradução bíblica diga que era coxo, a nós nos parece que a sua enfermidade não lhe permitia a andar, pois diz a narrativa bíblica que tal homem era trazido todos os dias para aquele lugar.

Todas as pessoas que entravam no Templo por aquela porta representavam para aquele homem uma esperança de vida, pois o seu sustento dependia das esmolas que recebia. Jamais devia ter lhe passado pela idéia que um dia pudesse receber um milagre inesperado em sua vida,  o de poder andar e se locomover normalmente como qualquer pessoa.

Esperando receber de Pedro e João algum dinheiro para saciar a sua necessidade, recebeu ele, a fé e ao Senhor Jesus Cristo,  no nome de quem ficou curado completamente.

As palavras de Pedro foram enfáticas:  “Olha para nós:  Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda.”

Era o Evangelho saindo das quatro paredes para alcançar o mundo,  ao encontro do homem necessitado e carente espiritualmente, para supri-lo e levá-lo a uma fé genuína, à presença do Pai através de Jesus Cristo.

Paulo, o apóstolo dos gentios, diz que o Evangelho não vem a nós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza.

Se Quantos de nós no passado e quantos hoje, nas suas mais variadas necessidades, insistem em relutar por meio do orgulho, da vaidade e do cepticismo (descrença), e não vêm a possibilidade concreta , de se colocar junto a uma porta que também pode ser chamada de Formosa, e ali, pela fé, receber aquele que é poderoso para suprir todas as nossas necessidades, perdoando-nos dos nossos pecados e dando-nos, também, a Salvação Eterna – O SENHOR JESUS CRISTO.

 

Pastor Decio Stefanov  em Agosto/2010

 

 

Marcelo Bonora


Voltar / Posts de Marcelo Bonora